29/11/2010

Nas curvas da MG 135...


Mudando de pau para cavaco, preciso contar que em setembro nasceu gerindo uma mudança radical em minha vida. Como todos sabem, sou educadora: proprietária, diretora e orientadora educacional de uma escola muito especial que é meu sonho azul realizado.

O que não sabem é que assumi o desafio de ser gerente de Obras, Serviços Urbanos e Transportes de um município vizinho ao meu. Área totalmente distinta da minha, né?

Levada pela necessidade (como sempre falo, viver de sonho no Brasil é muito, muito difícil) e apesar de amar a Educação, sou pai e mãe de família e tenho que pagar as contas, SOZINHA, todo início de mês.

Recebi esse novo compromisso profissional com alegria, mas também com apreensão, já que não entendo (não entendia, esse texto foi escrito em setembro) "bulhufas" do assunto. Meu nome foi cotado pela seriedade, responsabilidade e dinamismo com que pauto meu trabalho. Orgulho à parte, tenho me empenhado ao máximo em conhecer o trabalho e a bem desempenhá-lo, sendo assim merecedora da confiança em mim depositada pela administração.

Confirmo assim, mais uma vez, o quão sou guerreira: acordo às 5:30 da manhã, depois de me arrumar, acordo meu filho e partimos para a escola, onde ele fica em período integral. Graças a DEUS, lá tenho além de funcionárias, amigas e companheiras, nas quais posso confiar meu tesouro, minha vida e sendo assim sei o quanto meu filhote é bem cuidado.

Às 6:45 já estou dentro do carro e parto pela MG 135... aproveito os 50 minutos de viagem para rezar o terço de Nossa Senhora e minha orações diárias, sempre pedindo a DEUS que proteja meu filho, o BA, minha escola, minhas companheiras, toda a minha família e a mim na estrada e no trabalho. Agradeço muito também pela oportunidade de ter e poder administrar dois trabalhos, sustentar meu filho e nossa casa com a dignidade do meu serviço.

Depois da orações, perco meu olhar pelas diversas cruzes plantadas ao longo da perigosa BR. É incrivelmente assustador ver quantas pessoas perdem a vida por descuido, imprudência e falta de infraestrutura rodoviária.

Em contrapartida, divago meus olhares e pensamentos pela beleza do cerrado mineiro, a beleza fenomenal do Ipê Amarelo que torna a estrada mais amiga... encanto-me também com as serras e montes de Minas, que brincam com o horizonte, fazendo-o dançar em suas belas curvas.

No serviço, assusto-me com a infinidade de trabalho e o quanto a administração de uma secretaria suga todo o meu dia em afazeres que não acabam mais. Aos poucos, vou dando o meu toque pessoal e feminino e equilibrando-me entre a pontuação de toda a agenda da Secretaria Municipal de Obras, Serviços Urbanos e Transportes e atenção às ordens e reuniões do Gabinete do Prefeito.

No fim da tarde e do trabalho, volto à Curvelo, rezando e enchendo meu coração de paz para encotnrar a minha escola, meus (minhas) alunos(as) e meu filho muito querido. Termino o expediente e entro a noite, agendando tarefas bancárias, vistando cadernos, coordenando o trabalho pedagógico.

Chego em casa e meu empenho todo é encher de beijos meu filhote para aplacar a saudade e surpervisionar seus estudos diários. Depois vamos ambos para a cozinha, onde conversamos sobre o dia, enquanto preparo o jantar. Essa rotina familiar tão corriqueira tem sido extremametne prazerora para essa mãe coruja que nunca antes tinha passado o dia todo longe do filho.

Um banho demorado espanta o cansaço. Mais beijos doces e de frenta ao notebook, verifico e-mails, adianto bilhetes escolares, consulto extratos bancários, pesquiso e estudo sobre Obras, Serviços Urbanos e Transportes e quando o sono permite twitto um pouco.

Eis minha rotina diária desde o início de setembro 2010. Sou ou não sou uma leoa?

Alguns podem ler com desdém e pensar: é a rotina de mais uma brasileira qualquer.

Eu penso e acredito que é a rotina de uma leoa que tem orgulho de se equilibrar entre os problemas da vida e se firmar no trabalho e no amor ao filho e, sobretudo, no desejo intenso de VENCER sempre por méritos próprios e sob as bençãos de DEUS!

Beijos muitos!