27/05/2010

Mais uma carta...


Curvelo, 27 de Maio de 2010.


Osmar,


Antes de mais nada, OBRIGADA!!! Tudo bem que você não respondeu a carta diretamente a mim, mas a Cleo sonhou com você... e eu tenho a mais absoluta certeza de que esse sonho foi a resposta para mim, não é mesmo? Bom, tirando a parte que eu quero muito puxar a sua orelha, pois queria demais ter ouvido a sua voz e ganhado o beijo que deu na nossa amiga, OBRIGADA MESMO, lindo!


Obrigada por eu saber que você está num lugar bonito, cheio de verde, de plantas... Mas o que significa mesmo as duas portas??? Isso, eu não entendi.


Obrigada por eu saber que você está bem e feliz! Isso é tudo que você merece. Você é uma alma iluminada e só podia mesmo estar banhado em luz!


Obrigada por eu saber que você sente saudades daqui, dos nossos amigos, da nossa família! Também sentimos imensamente a sua falta. A Cleo me contou o sonho com lágrimas nos olhos e relatou tudo de forma tão real que praticamente senti todo o sonho. Ela GOSTA muito de você, viu? Ela não teve oportunidade de dizer isso enquanto você estava vivo, mas não duvide, ela é tão sua amiga quanto minha amiga. Aliás, Clemência é mais do que amiga, Osmar... ela é uma verdadeira irmã, pronta para me acolher nos braços sempre que preciso e para me puxar a orelha sempre que há necessidade também.


Obrigada pelo abraço e pelo beijo especial que você trocou com a Cleo! Apesar de um ciúminho básico, senão não seria a Ká, né? Risos... Valeu, meu bem, sei que através desse abraço e desse beijo, você quis mostrar que está tomando conta de nós, de mim e de Júnior.


Obrigada, obrigada, obrigada, mil vezes, obrigada! Claro que a DEUS, primeiro, que possibilitou esse sonho e depois a você, Osmar que por ser tão bom, ainda se preocupar com problemas que não são mais seus.


Muita coisa aconteceu, desde que lhe escrevi. Algumas coisas se resolveram, outras não. E outros problemas surgiram. É a dinâmica da vida! Vamos por partes!


Quero te contar sobre o que mais me atormentava. Então, há alguns dias, respiro aliviada, digo ALIVIADA!!! Na verdade é um misto de emoções... metade de mim sente um vazio, uma tristeza, afinal tudo que eu estava vivendo já fazia parte de mim, já aflorava dentro de mim, já crescia e tomava seu espaço em meu coração... já a outra parte de mim, sente alívio. Só de imaginar que nada mais me liga a alguém que não representa NADA para mim... isso acalma meu coração e o apascenta.


Preciso lhe contar que vi a morte de perto. Nesses últimos dias tive a certeza de que eu iria morrer. A dor era tão forte que me deixava sem ar. Não obstante, a dor maior foi pensar em partir e deixar Júnior aqui. Graças a DEUS e a NOSSA SENHORA, tudo passou. Estou melhor. Estou bem. Pois é, tudo que eu vivia desde janeiro, acabou-se, foi-se embora numa madrugada fria. Em mim, ficaram sequelas, mas nada que eu não possa superar. Meu corpo ganhou mais uma marca. Minha alma mais uma cicatriz. Em meus olhos apagou-se mais uma luz. Mas em meu coração, vai existir sempre a lembrança da companhia que me acompanhou nesses últimos 4 meses. DEUS sabe o que faz! E quem sou eu para questioná-LO! Chorei muito com tudo isso, mas de alguma forma sei que o SENHOR providenciou o que foi melhor para mim e para todos. Não quero julgar os outros, não quero ser injusta. DEUS cobre de cada um de nós, aquilo que for justo. E que esse mesmo DEUS perdoe nossos pecados, nossas faltas e nossas injustiças e nos conduza sempre ao bem, já que estamos fadados a ele, como diz meu bom amigo Mateus.


No fundo, aprendi muito com essa história. Sei que de hoje em diante, vou caminhar mais confiante. Vou segurar mais minhas emoções. Não vou escancarar meus sentimentos. E, principalmente, não VOU CONFIAR em qualquer pessoa. Manterei meus dois pés sempre atrás, já que não tenho o olho bom como você tinha, né? Lembro que você, Osmar, só de olhar sabia se uma pessoa tinha bom caráter ou não, se era um bom profissional ou não. Era um dom que você tinha. Sei que é horrível essa minha confissão, afinal tem muita gente boa nesse mundo... mas eu não quero mais me envolver. Já tenho amigos em quem posso confiar. Já tenho minha família. Para que fazer esse círculo crescer mais? Não vou me fechar, é claro... não sou uma ilha, contudo, repito antes só do que mal acompanhada.


Ainda há um conflito dentro de mim. Uma parte, quer perdoar, quer acreditar que a outra pessoa envolvida é tão vítima dessa história quanto eu. Rezo sempre para que essa parte predomine no meu coração. Não acredito em mim como a coitadinha da história e nem tenho estômago para me ver cheia de piedade alheia, odeio isso... mas vejo muita crueldade em abandonar alguém num momento difícil... e é isso que aconteceu... fui julgada, condenada e literalmente abandonada.


Bom, a parte boa nisso tudo é que algumas pessoas especiais se agigantaram ainda mais na minha vida, Lili (lembra dela?) Vocês não combinavam muito... mas Liliane tem sido uma grande companheira. É com ela que desabafo meus medos, alegrias e problemas. Outras pessoas, eu já deletei da minha vida. E sem a menor possibilidade de recuperar o arquivo. Ponto final.


Ah, você não vai acreditar!!! Aprendi a agir politicamente, pelo menos em algumas situações. Quando o povo fofoqueiro daqui vem me perguntar alguma coisa da minha vida... eu dou um belo sorriso irônico e se não quero responder, mudo literalmente o assunto.


Amanhã, nosso filho vai COROAR NOSSA SENHORA. Ele está imensagemente feliz e empolgado. Já sabe cantar muito bem a parte que lhe cabe e está super concentrado. Mandei fazer uma calça social, que vai ficar para ele usar como coroinha, esqueci de te contar que nosso filho agora é coroinha, Osmar. Lá na Matriz Imaculada Conceição, onde ele foi batizado e é a igreja que frequento ultimamente. Depois da sua morte, andei errante, sem saber o que fazer em termos de religião: frequentei a igreja batista, a a evangélica, o centro espírita (sei que você vai brigar por isso, nunca gostou, né?) mas voltei mesmo para a fé católica, como diz Mateus, essa é a religião com a qual eu mais me identifico e é nela que vou permanecer até quando acreditar que é o melhor caminho para estar mais perto de DEUS e a me ajudar melhorar como pessoa. Júnior vai usar calça social preta, camisa social branca, gravata e sapato preto. Vai estar lindo como ele é. Vou tirar muitas fotos, viu? Se bem, que você vai estar lá nos nossos corações. Ahhh, meu amor, acredita que até hoje nas festas da escola, nas formaturas e momentos especiais faço como sempre fiz com você. Ficava nervosa, tensa até fixar os olhos em você e aí tudo ia bem. Agora eu penso em você e aí é como se estivesse presente, fico tranquila e tudo sai bem.


Vou a Belo Horizonte, semana que vem. Tenho várias consultas por lá. Vou fazer um check up geral para ter certeza de que está tudo bem com minha saúde. Júnior também teve consulta essa semana, fez alguns exames e vai fazer um teste de alergia para ver se a sinusite dele é alérgica. Continuo com Dr. Álbaro, mas agora a Dra. Analice também é a pediatra dele.


Falei com seu pai essa semana. Ele continua o mesmo. Trabalha, trabalha, trabalha. Vive pelo supermercado. Passei muito tempo sem entrar lá, meu bem. Em seu escritório, então, não consegui por os pés até hoje. Tudo ali é tão a sua cara... que dói demais passar por lá. Hoje entro raramente, quando levo Júnior para dormir na casa de seus pais ou para comprar alguma coisinha. O BigMercado Santos mudou de nome. Agora é Supermercado Santos também. Seu pai está investindo pesado, já que o Cordeiro finalmente veio para Curvelo e está quase inaugurando um ENORME supermercado. Seu pai sente muito a sua falta, muito mesmo. Sua irmã mais nova casou-se e está morando no sítio perto da cerâmica. O marido dela é um senhor simpático, veio aqui no fim de ano, trazer presente de Natal para Júnior. Achei bem gentil da parte dele.


Osmar, o tempo urge! Acredita que já estamos em clima de Copa do Mundo de novo? Pois é, dia 11 de junho começa tudo de novo. Eu fico empolgada... mas fica impossível esquecer os jogos que assistimos juntos e a tristeza da derrota do Brasil, misturada com a tristeza de toda a sua dor no leito do hospital.


Bom, vou ficando por aqui! É muito bom falar com você!!! Mas confesso que choro muito toda vez que escrevo pois eu queria uma resposta mais imediata. Eu exijo demais, né?


Enfim, a cada dia tenho aprendido mais com a vida. Não sou melhor e nem pior do que ninguém. Sou apenas alguém que é feliz com o que é, com o que foi e ainda será muito feliz com o que será. Acredito na vida, quero muito continuar acreditando nas pessoas. Quero continuar meu trabalho. Meu papel educacional eu sei que é minha missão maior e é através dele que vou conseguir concretizar tudo que vim fazer aqui. Quero continuar sendo uma boa mãe. Quero melhorar a cada dia como mãe desse menino lindo, presente de DEUS!!! Quero ajudar tantas pessoas quanto eu puder durante os dias que ainda vou viver... não para ser reconhecida e sim, para apenas ter feito minha parte. Quero perder um pouco da minha arrogância, a parte dela que me cega e me faz ficar impulsiva. Quero cultivar dentro de mim o bem e o amor... quero apenas viver. Viver bem! É como diz o poeta: "Eu só peço a DEUS, que a dor não me seja indiferente, que a morte não me pegue um dia, solitário sem ter feito o que eu queria... eu só peço a DEUS, que a injustiça não me seja indiferente, se eu não posso dar a outra face, pois já fui machucada brutalmente..."


Permaneça com DEUS, querido Osmar! Te amo sempre!


Beijo meu!


Kázinha


***

RECADINHOS IMPORTANTES:


Sônia,


Obrigada pelo lindo comentário! Preciso de um grande favor seu... não consigo acessar o seu blog, preciso tanto lhe falar. Deixe o seu link para mim no comentário... por favor. Suas palavras foram como bálsamo! Obrigada, linda!!!


Miguel,


Fico tão feliz ao saber que um anjo tem apascentado seu coração e que esse anjo maravilhoso é a Sônia. Você é um amigo especial que sempre tem palavras que nos ajudam a ver tudo de uma forma melhor. Obrigada!!!


Beijos meus a todos!