16/05/2008

Curvelo, minha Terra Querida




“As lajes valem um conto
Cordisburgo vale um conto e cem
Mas Curvelo não tem preço
Porque lá mora o meu bem..”

Com grande alegria, apresento a vocês a terra onde nasci, Curvelo, coração das Minas Gerais, terra onde meu coração nasceu, cresceu e vive até hoje acreditando que todo dia é dia de ser feliz.

Curvelo é uma cidade pitoresca, interiorana, situada num grande chapadão na região central de Minas. O cerrado daqui nos premiou com uma paisagem sertaneja onde o Ipê Amarelo reina majestoso e encanta os olhos da alma do povo curvelano e de todos que nos visitam.

A pecuária constitui a principal atividade econômica de Curvelo, contudo o desenvolvimento do comércio e serviços também promove o crescimento da cidade.


A culinária daqui é envolvente e tipicamente mineira, cujo sabor, cheiro e modo de fazer trazem à mesa a singela herança sertaneja: tutu de feijão, arroz carreteiro, feijão tropeiro, couve, torresmo, angu, frango ao molho pardo, quiabo com carne moída, enfim, verdadeiras delícias que forram o estomago com gosto, tempero e sabor mineirinho.

Curvelo, município-mãe de todo esse sertão, "capital da minha literatura" foi assim classificada por João Guimarães Rosa e hoje é uma das 13 cidades do Circuito Guimarães Rosa. Circuito esse que é o primeiro turístico baseado em literatura e destinado a todos que querem ver no sertão mineiro, os cenários da vida e obra de Rosa.

Se existe um sinônimo para Curvelo, eu diria que é festa. Sim, minha terra tem festas de janeiro a dezembro. Todas elas regadas à muita alegria.

Em julho, digo eu, pretensiosamente, para comemorar meu aniversário, acontece o grande FORRÓ DE CURVELO. Promovido pela prefeitura durante três dias. Bonitas barracas, lindamente ornamentadas são armadas em praça pública com direito a shows com artistas nacionalmente conhecidos (em 2008, além de shows regionais, o Skank, dará o ar de sua graça e música). Há também concursos de música popular e muito forró para o pessoal arrastar o pé até o sol raiar. O Forró é um evento em âmbito estadual, envolvendo não só as cidades próximas, mas também trazendo turistas da capital, de cidades mais afastadas e até de outros estados.

Terra religiosa, aqui tem o Santuário - Basílica de São Geraldo, segunda no mundo e única na América do Sul dedicada a esse santo carismático que recebe todos os anos em agosto, uma grande manifestação de fé na famosa FESTA DE SÃO GERALDO.
Tal festa reúne um número muito grande de turistas, que demonstram sua confiança em São Geraldo e participam também da parte social da festa, parquinho para as crianças, barracas de comidas típicas e um grande camelôdromo onde o povo completa a alegria comprando de tudo por um preço bem convidativo.

Curvelo é a terra de Zuzu Angel, do ator
Ângelo Antônio, do músico PJ (Paulo Roberto Diniz Junior, Jota Quest), do escritor Lúcio Cardoso, do cartunista Alceu Penna e do jornalista André Carvalho, alguns avatares que nos orgulham por serem curvelanos.

Terra querida, terra onde vivo, onde trabalho, terra de joãos, marias, josés, anas, joaquins, geraldos, karines, terra de gente simples, terra de gente que ama e escreve a sua história dia-a-dia.

Creio eu que o que faz um determinado lugar bonito não são apenas as riquezas do local mas, sobretudo, o amor de cada um pelo pedaço de chão que chama de terra querida.

Eu poderia escrever muito mais sobre Curvelo, no entanto, prefiro convidar você para nos visitar.

Virtualmente, por aqui:
http://www.curveloportaldosertao.com.br/

Ou pessoalmente.

Curvelo é mais um pedacinho do Brasil que merece sua visita.
***
Pessoas Lindas,
Blogar coletivamente, para mim, é algo muito importante, além de nos integrar ainda mais nesse mundo virtual.
Agradeço à Andréa Motta por essa oportunidade. Parabéns pela idéia primorosa.
A todos um belíssimo fim de semana! O meu será festejado com a visita de familiares e amigos muito queridos que virão prestigiar a Exposição Industrial e Agropecuária de Curvelo (Viu? Mais uma festa da minha terrinha...)
Ah, só pra deixar vocês com água na boca: (risos)
Sexta: Edson e Hudson
Sábado: Jota Quest
Domingo: Bartucada
Até mais e um beijo muito gostoso!